Blog da Ong Cidade 21

ONG criada em 22 de maio de 2000 na cidade de Campos dos Goytacazes com a missão de construir caminhos para o desenvolvimento da região norte fluminense.

sexta-feira, novembro 11, 2005

BR-101 – Projeto & prejuízos

BR-101 – Projeto do final da década de 60
Fluxo de veículos à época – máximo de 3 mil;
Fluxo de veículos hoje – de 15 mil até 100 mil, próximo à ponte Rio – Niterói;
½ dos veículos são caminhões de carga;

Prejuízos estimados com o desvio pelo litoral:
1 - Aumento de 44 Km no percurso da viagem;
Aumento do consumo de combustíveis
– (R$ 8,00)
R$ 8,00 x 15.000 = R$ 120 mil/dia ou 3,6 milhões/mês;

2 - Pagamento de pedágio – variando de R$ 7,00 a R$ 45,00 (média R$ 15,00)
(Conforme o tipo e o tamanho do veículo);
R$ 15,00 x 15.000 = R$ 225 mil/dia ou R$ 6,75 milhões/mês;

3 - Majoração do frete por conta do uso do desvio e do retardo no tempo da viagem; mínimo R$ 10,00 x 7.500 caminhões por dia; R$ 75 mil por dia ou
R$ 2,25 milhões por mês;

4 - Redução do número de turistas nas cidades da região: Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, S. Pedro D´aldeia, etc. - redução de 10 mil pessoas que gastam R$ 40,00 por dia) - total em 4 dias – R$ 1,6 milhão – num final de semana –
R$ 3 milhões num mês;

Total estimado de prejuízos em um mês:
- Combustíveis -
R$ 3,6 milhões;
- Pedágio (Via Lagos) – R$ 6,75 milhões;
- Majoração de frete - R$ 2,25 milhões;
- Redução de turistas - R$ 3 milhões.

Total – R$ 15,6 milhões

Observações:
1) Este é o valor mínimo do prejuízo. A baixa velocidade e a retenção do tráfego aumentarão ainda mais as despesas com combustíveis;
2) Os valores gastos com pedágios também foram estimados por baixo não levando em conta os caminhões maiores para os quais a cobrança é feita pelo número de eixos dos mesmos;
3) Os valores a mais pagos nos fretes também foram feitos por baixo e por veículo e não pelo valor e peso das cargas que poderão ser ainda maiores;
4) No quarto item da redução de turistas, foram considerados principalmente, o impacto deste feriadão de 15 de novembro, mas, sabe-se que a redução poderá se dar nos próximos finais de semana pelo congestionamento da Via Lagos, caso, demore a instalação da ponte alternativa em Silva Jardim;
5) Não foram considerados os prejuízos no comércio da região no entorno da ponte desabada em Silva Jardim e Casimiro de Abreu porque foram considerados prejuízos individuais ou popr grupos de comerciantes (bares, restaurantes e postos de combustíveis), mas, estes na verdade são substituídos, pelo consumo feito em pontos localizados na via alternativa;

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